Circuito das Águas Paulista prevê alta ocupação de hotéis no Réveillon, apesar de queda no Natal
20/12/2025
(Foto: Reprodução) Circuito das Águas Paulista prevê alta taxa de ocupação hoteleira para o Reveillón de 2025
Reprodução/EPTV
O Circuito das Águas Paulista deve registrar alta taxa de ocupação hoteleira no Réveillon de 2025, mesmo diante de uma expectativa mais baixa para o Natal. Os dados fazem parte de uma sondagem realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP), divulgada em novembro.
🔎O Circuito das Águas Paulista é composto por nove cidades no interior de São Paulo, famosas por suas águas termais, turismo e natureza: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.
🎄De acordo com o levantamento, a taxa média de ocupação no Circuito das Águas Paulista e estâncias turísticas no Natal de 2024 foi de 88,67%. Para este ano, a expectativa é de 78,57%, o que representa uma queda de 10,1 pontos percentuais.
🎆Já no Réveillon, o cenário é mais otimista. Em 2024, a ocupação chegou a 92,5%, e a previsão para a virada de 2025 é ainda maior: 94,29%, indicando crescimento na procura por hospedagem na região durante o período.
Destino procurado
O desempenho do Circuito das Águas contrasta com a média estadual. Em todo o estado de São Paulo, a taxa média de ocupação no Natal de 2024 foi de 58,35%, enquanto a expectativa para 2025 é de 49,94%, uma oscilação negativa de 8,41%. No Réveillon, a média estadual passou de 74,5% em 2024 para uma previsão de 70,56% em 2025, queda de 3,94%.
Segundo a ABIH-SP, os números indicam que, apesar do cenário mais cauteloso para o Natal, o Circuito das Águas segue como um dos destinos mais procurados do interior paulista, especialmente para a virada do ano, impulsionado pelo turismo de descanso, bem-estar e proximidade com grandes centros urbanos.
Na visão de José Fernandes Franco, vice-presidente da ABIH-SP, os hoteis da região devem chegar a 100% de ocupação no Ano Novo, já que os clientes estão fazendo as reservas cada vez mais perto da data de check-in.
"O que diferencia esse ano dos outros anos? As reservas estão sendo feitas mais na proximidade dos eventos, o que tem trazido preocupação dos hoteis. Demorando-se para completar a ocupação, muitas vezes eles tê, que fazer promoções para preencher a ocupação dos espaços. Isso está muito ligado à atenção do consumidor às redes sociais, às informações. O consumidor está negociando muito mais", reflete o representante.
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Entrou em vigor nesta segunda-feira (15) uma portaria do Ministério do Turismo que estabelece regras mais claras para os procedimentos de entrada e saída em meios de hospedagem, como hotéis, pousadas, resorts e hostels.
A norma determina que a diária passa a corresponder oficialmente a 24 horas, incluindo o tempo de limpeza e arrumação do quarto, que não pode ultrapassar três horas. Com isso, o hóspede tem direito a, no mínimo, 21 horas de uso efetivo da acomodação.
Os estabelecimentos continuam autorizados a definir seus próprios horários de check-in e check-out, mas agora são obrigados a informar de forma clara e transparente esses horários, além do tempo estimado necessário para a limpeza da unidade.
A portaria também permite a antecipação do check-in e o check-out tardio, desde que haja disponibilidade e que as condições e eventuais cobranças sejam informadas previamente ao consumidor.
As regras se aplicam a hotéis, pousadas, resorts, albergues, hostels, flats e apart-hotéis registrados sob CNAE, não abrangendo imóveis residenciais alugados por plataformas digitais, como Airbnb ou Booking.
Na visão de José Fernandes Franco, vice-presidente da ABIH-SP, a portaria deixa as informações mais claras aos clientes, além de trazer de padronização e segurança jurídica para os empreendimentos do setor.
"O consumidor se sentia lesado na entrada ou na saída, por ter menos que 24 horas estabelecidas. [A portaria] veio pra dar uma informação mais precisa para o consumidor final e dar segurança jurídica aos hoteis para que reduzisse esse tipo de reclamação", explica o representante da ABIH-SP.
Franco também afirma que o consumidor deve ficar atento aos horários estabelecidos pelos hoteis, especialmente porque existem variações entre os estabelecimentos.
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Marcos Testa, diretor de um hotel em Serra Negra, afirma que já segue as regras há muitos anos e acredita que a portaria é "oportuna", porque além de trazer segurança jurídica e transparência, "eleva a régua" entre os estabalecimentos do setor.
"Ela traz muitos direitos para os hoteleiros. Dentro das 24h, a portaria determina três horas para que o hotel possa fazer a manutenção do aposento: troca da roupa de cama, troca de toalhas, limpeza e higienização, esterelização de pontos críticos, a sanitização e segurança sanitária do hotel está preservada na portaria", afirma o diretor.
A professora Luciana Lopes aproveitou as férias para passar o Natal na cidade de Serra Negra com a família. Ela disse que foi informanda pelo hotel sobre as regras de entrada e saída, mas que também já tinha pesquisado anterormente na internet.
"É importante colher todas as informações antes de sair de casa, ainda mais quando tem criança", afirma a professora.
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